NOVIDADES

04 de Fevereiro de 2014

FORD APRESENTA EM SÃO PAULO O KA CONCEPT 4-PORTAS, NOVO VEÍCULO GLOBAL PARA O SEGMENTO DE COMPACTOS

A Ford apresentou hoje em São Paulo, o Ka Concept 4-Portas, um novo veículo para o segmento de carros compactos. Esse automóvel, destinado a grandes mercados mundiais, foi revelado para a imprensa no Brasil em um evento simultâneo com a Índia, como parte da exibição prévia do Salão de Nova Déli, onde será uma das principais atrações.

O Ka Concept 4-Portas tem como objetivo oferecer uma proposta inovadora no segmento de sedãs no mundo. "O Ka Concept 4-Portas é um carro compacto que, além de prático e acessível, oferece design atraente, tecnologia avançada, economia de combustível, segurança, qualidade e atributos inovadores para completar a nossa linha no segmento mais importante do mercado", diz Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul.

Segundo ele, o modelo faz parte da maior renovação já feita na linha de produtos da marca no Brasil, ao lado de outros veículos de sucesso como Nova Ranger, Novo Fusion, Novo EcoSport, New Fiesta e Novo Focus. "A Ford estabeleceu como meta ter sua linha no Brasil 100% formada por veículos globais em 2015 e vamos atingir esse objetivo já em 2014. O conceito exibido hoje faz parte desse plano", destaca.

Assim como o EcoSport e o Ka Concept 5-Portas - versão hatch do modelo apresentada em dezembro no Brasil por Bill Ford, presidente do Conselho Mundial da Ford -, o novo carro é um projeto global desenvolvido sob a liderança do Brasil. "O Ka Concept 4-Portas é mais um exemplo da capacidade do design e da engenharia brasileira e resultado dos grandes investimentos que temos feito no País para montar uma estrutura robusta de desenvolvimento do produto e manufatura. Ele reforça o papel do País como um centro mundial de criação de veículos compactos", continua Armstrong.


Mercado global


O segmento de carros compactos representa 60% da indústria no Brasil e também é o que reúne o maior número de competidores. Os compactos de 4 portas, considerados isoladamente, representam 20% de todo o mercado. A categoria também vem crescendo em outras importantes regiões do mundo. Na Ásia-Pacífico, por exemplo, os veículos compactos deverão responder por um terço das vendas da Ford até meados da década.

"O Ka Concept 4-Portas, junto com o modelo de 5 portas, vai colocar a Ford em uma posição estratégica para atender à crescente demanda nesse segmento no Brasil e outros importantes mercados com um produto inédito", completa Steven Armstrong.

Os conceitos apresentados no Brasil e na Índia têm algumas diferenças. O modelo indiano é um pouco mais curto, dentro da estratégia da marca de atender as preferências dos consumidores de cada mercado com o projeto global.


Novo padrão


Com a revelação global do Ka Concept 4-Portas, a Ford quer estabelecer novos padrões de qualidade e manufatura no segmento B e exceder as expectativas dos consumidores do Brasil e outros grandes mercados mundiais. Uma das chaves para isso é o design refinado, que segue o novo padrão global da marca.

"Os consumidores querem cada vez mais dos seus carros, mesmo quando se trata da primeira compra", explica Steven Armstrong. "Eles exigem economia de combustível, baixo custo de propriedade, interior espaçoso. O Ka Concept 4-Portas oferece isso e muito mais, com design moderno, segurança e recursos inteligentes que ajudam a transformar a experiência de dirigir."

O objetivo do seu projeto é trazer um novo nível de refinamento para o segmento de sedãs compactos, usando elementos encontrados em veículos mais caros. A grade dianteira trapezoidal é uma das marcas fortes do DNA de design Ford, assim como o capô de aparência robusta. Os faróis alongados acentuam a esportividade do Ka Concept 4-Portas, com formas parabólicas internas que mostram a atenção dedicada aos detalhes.

Avançando para a traseira, o para-brisa é inclinado ao máximo para compor um perfil ágil e elegante, que transmite modernidade. As linhas curvas e ascendentes criam a sensação de movimento.

"O Ka Concept 4-Portas traz a nossa visão de uma abordagem refinada e sem concessões na criação de um sedã compacto", diz João Marcos Ramos, chefe de Design da Ford América do Sul, que liderou a criação do conceito. "É comum ver nesse segmento carros projetados com base em modismos e tendências que ficam rapidamente ultrapassadas. Em vez disso, quisemos criar um design refinado, duradouro, limpo e elegante, que também transmite a sensação de precisão, eficiência e sofisticação."

As formas do Ka Concept 4-Portas são mais do que um exercício de design. Elas foram aperfeiçoadas em centenas de horas de testes em túnel de vento para aprimorar a aerodinâmica, reduzir o ruído de vento e oferecer uma rodagem silenciosa. Os ajustes aerodinâmicos otimizam também a economia de combustível, ajudando a carroceria a cortar o ar suavemente.

Na cabine, o Ka Concept 4-Portas é repleto de porta-objetos inteligentes e abre espaço para os avanços da tecnologia. Uma de suas novidades é o MyFord Dock, uma maneira inédita de usar, guardar e recarregar aparelhos como celular, tocadores de MP3 e navegadores GPS, integrados com o sistema de conectividade do veículo.

 

Fonte: Imprensa Ford

ver outras novidades

  • Av. João Ribeiro, 575 - Santo Antônio

    Aracaju - Sergipe - Brasil

    (79) 3216-3400 | (79) 3216-3406

  • Av. Oviêdo Teixeira, 1001 - Jardins

    Aracaju - Sergipe - Brasil

    (79) 3045-2500